iTunes U


A Universidade de Harvard, renomada universidade e mais antiga ainda em operação nos Estados Unidos, anunciou a diponibilização de conteúdo através do iTunes U, canal educacional da iTunes Store. O conteúdo incluirá aulas, apresentações, cursos e entrevistas realizadas na universidade nas mais diversas áreas de estudo. Porém, grande parte do conteúdo disponível até o momento refere-se à ciências humanas e biológicas. Inaugurada em 2007, a iTunes U também compartilha conteúdo de diversas universidades ao redor do mundo, como é o caso de Stanford, Berkeley, Princeton e Oxford. O acesso gratuito ao material pode ser feito através do endereço itunes.extension.harvard.edu. A seção educacional do iTunes Store pode apresentar também algum atraso na formação das imagens do seu conteúdo, porém esse problema pode ser minimizado se um monitor com painel ips, que permite ótimo tempo de resposta, estiver sendo utilizado, assim como uma boa conexão.

TVs com selo de baixo consumo


Uma proposta apresentada na semana passada pela Federal Trade Commission, órgão do governo americano que regula o comércio e as relações de consumo, pode mudar radicalmente o segmento de equipamentos eletrônicos. A idéia é que os aparelhos venham com um selo indicando para o consumidor a forma correta de usá-lo e a energia consumida, que deve ser bem reduzida, de preferência, como acontece nos modelos lcd com painel ips, fabricados com transitores mais eficientes.O "EnergyGuide", como está sendo chamado o selo, seria obrigatório inicialmente em todos os televisores comercializados no País. Como faz hoje ao comprar um produto no supermercado, o consumidor poderia ler as informações contidas no selo colado ao aparelho, onde o fabricante seria obrigado a discriminar dados relevantes sobre o funcionamento do TV. Atualmente, o selo já é obrigatório, nos EUA, em alguns eletrodomésticos, como refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado. No caso dos TVs, a FTC decidiu colocar em consulta pública a sugestão de adotar o selo. A Comissão alega ter recebido várias reclamações de usuários sobre a falta de informações detalhadas na hora de escolher um televisor. A consulta vai até dia 14 de maio. Nesse período, qualquer consumidor pode se manifestar a favor ou contra a proposta. A FTC, no entanto, restringiu as manifestações aos aspectos diretamente relacionados com o tema: consumo de energia (tanto no modo STANDBY quanto com o aparelho ligado), instalação adequada e modo correto de funcionamento.

Na onda do iPad



O iPad (gadjet que armazena qualquer tipo de arquivo, permite acesso a internet e possui imagem incrível, graças ao painel ips) nem bem foi lançado comercialmente e já começa a despertar o interesse de outros grandes fabricantes. Pelo menos dois deles (Samsung e Sony) já mostraram soluções que seguem a mesma linha do novo portátil da Apple em eventos internacionais nas últimas semanas. Durante o Samsung Fórum 2010 em Cingapura, a empresa coreana exibiu seu tablet PC, que deve ser lançado no segundo semestre. “Estamos trabalhando num modelo do tipo lousa com alto poder de processamento e conectividade”, confirmou Philip Newton, diretor da divisão de TI da Samsung Austrália ao site APC. Segundo ele, essas seriam as duas principais carências do iPad, que foi pioneiro no segmento. Ainda não foram divulgadas informações técnicas do produto, mas especula-se que o novo tablet vai trabalhar na plataforma Intel Atom. Em fevereiro, a Sony já havia admitido ter grande interesse em investir nessa área. O produto também deve chegar às lojas ainda este ano, como complemento ao serviço online que a Sony promete lançar ainda em março nos Estados Unidos.

Painel LCD Avançado Anti-Reflexo.


Vejo muita gente comentando, sobre a melhor posição de colocar a LCD , porque muitos reclamam do nível de reflexo que fica na tela da TV dependendo da claridade do ambiente já vi em varias matérias sobre este problema nas telas das TV, e notei que o painel LCD avançado o IPS - (In Plane Switching). Este painel avançado tem o polarizador que é um componente que só deixa a luz passar em uma direção mais avançado e seu alinhamento de cristal liquido na horizontal que impede que a que a luz reflita na tela, porque resultado em menos sobreposição de cores, desta maneira, absorve todos os tipos de cores, não deixando que reflita luz do ambiente, ou algum outro tipo de claridade na tela, que atrapalhe na visualização da imagem e também evita cansaço visual do espectador.

Lançamento “Final fantasy XIII”


Após quase 4 anos de espera desde que foi anunciado na E3 2006, o game de RPG “Final fantasy XIII” foi lançado no primeiro minuto do dia 9 de março no Ocidente. Em São Francisco, nos Estados Unidos, mais de 200 pessoas aguardaram o relógio bater meia-noite em frente a uma loja especializada em games no centro da cidade para adquirir o título.
A Square Enix, produtora da série, lançou o jogo tanto para o PlayStation 3 quanto para Xbox 360. A diferença entre as versões (no PS3 o game vem em um disco e tem gráficos melhores do que no X360, que tem três DVDs e um visual com menor definição), no entanto, não parece ser problema, principalmente se o jogador estiver utilizando uma TV de alta definição, com bom reconhecimento de cores, como os novos modelos lcd com painel ips, por exemplo.
“Final fantasy XIII” é um jogo de RPG que coloca o jogador no papel de heróis que devem salvar um mundo futurista. Eles possuem diversos poderes e habilidades que são utilizadas em batalhas que acontecem por meio de turnos. No Japão, o título foi lançado em dezembro passado, vendendo mais de 1,5 milhão de cópias em duas semanas. Por lá, o titulo é exclusivo do Playstation 3.


Blu-ray LG


Programados para chegar às lojas em junho, os novos players Blu-ray da LG apostam nos recursos e no preço atraente. Premiado na CES 2010, o BD570 é o modelo mais sofisticado e permite o acesso sem fio à internet via Wi-Fi. Com isso, o usuário pode ver vídeos no YouTube e imagens no Picasa sem precisar de um cabo de rede, desde que já tenha um roteador na sala.
Compatível com a tecnologia DLNA (Digital Living Network Alliance), o player também é capaz de interagir com outros aparelhos que trazem o mesmo recurso. O objetivo é facilitar a reprodução de fotos e músicas, dispensando fiação. Para curtir tudo isso, é aconselhável utilizar também uma tv de alta definição para acompanhar o player. Modelos lcd com painel ips (desenvolvidos também pela LG) ganham destaque e são os mais indicados, pois possuem o melhor reconhecimento de cores do mercado.
Mais simples e com custo sugerido de R$ 699, o BD560 só está habilitado a reproduzir conteúdos da internet através de um cabo de rede. Ambos oferecem entrada USB, para a ligação de pen-drives, tocadores portáteis e até HDs externos. Os novos players ainda rodam arquivos de vídeo nos formatos DivX HD e MKV. E para ver conteúdos extras dos discos disponíveis na internet, os dois aparelhos trazem o recurso BD-Live.


As melhores webcams do mercado


Foram selecionados quatro modelos dos principais fabricantes que possuem representação no Brasil. São eles: a Microsoft, com sua Lifecam VX-7000, a Philips, com o modelo SPC1030, Leadership Webcam Magnética 3819 e a Multilaser Vision WC44100. Imagem é tudo. Então iremos analisar a qualidade de imagem que cada modelo pode exibir, utilizando também um monitor com bom reconhecimento de cores, como os modelos com painel ips, por exemplo. A Philips tem um recurso exclusivo. Sua lente é grande angular. Isso significa que a webcam tem um enquadramento mais aberto, conseguindo pegar mais pessoas ou objetos na mesma imagem. A qualidade é boa, mas os ajustes automáticos de iluminação e cor priorizam o assunto principal. Ou seja: a câmera faz de tudo para que o seu rosto fique claro e com uma cor legal, mesmo que para isso ela precise deixar o fundo claro demais. O modelo da Microsoft também se saiu muito bem nos testes de imagem, porém seu ângulo de visão não é tão aberto quanto o da Philips. A resolução de 2 megapixels chega a ser quase um luxo quando se fala de uma webcam. O modelo da Multilaser se saiu bem em ambientes claros. No escuro, a qualidade ficou apenas aceitável, com pouca cor. A resolução é de 480 pixels. Não vai atrapalhar o bate-papo, mas pode deixar a desejar caso você queira gravar um vídeo para subir no Youtube, por exemplo. Por último, foi testada a webcam da Leadership, que tem como principal apelo o visual. A imagem produzida por ela, no entanto, deixou a desejar em todos os aspectos: o ângulo de captura é muito fechado, a imagem tem muito ruído e a resolução é a mais baixa de todas: 350 pixels. No escuro, a webcam não conseguiu capturar nem o vulto da pessoa à frente do monitor.

Filmes em família


De vez em quando assistir filmes em casa com a família ou com amigos pode ser uma tortura, pois sempre existe alguém insatisfeito com o ângulo de visão da tv, principalmente se for uma tv LCD com painel VA, que deixa a imagem desbotada ou acinzentada se estiver inclinada ou numa posição desfavorável. Esse tipo de painel também deixa muitos reflexos na tela, de acordo com a claridade do ambiente, pois não utiliza nenhum tipo de filtro polarizador, oque pode causar também bastante insatisfação a quem estiver assistindo. É claro que esse tipo de painel já esta ultrapassado, pois já existem tecnologias novas para TVs LCDs, que exibem imagem perfeita independente do ângulo de visão e com tela anti-reflexo também. Mas é preciso ficar atento, pois ainda são vendidos aos leigos esse tipo de tv, e o pior, pelo mesmo preço que uma nova. Portanto sempre pergunte ao venedor qual o painel da tv, se for VA esquece.

Rede de energia inteligente

O controle inteligente das redes de energia elétrica, conhecido pelo nome genérico de “smart grid”, é um dos pilares do plano de governo lançado pelo presidente Barack Obama logo após tomar posse, em janeiro de 2009. Obama definiu o projeto como prioridade para promover o uso de energia limpa, no país que é o maior consumidor de energia do mundo. É interessante o fato de um projeto básico de infraestrutura – a modernização do sistema elétrico – ser elevado à condição de objetivo nacional. Interessante, mas não exatamente surpreendente. A infraestrutura, afinal de contas, é um instrumento. Nos dá a oportunidade de fazer coisas que antes não eram possíveis. Uma nova infraestrutura tem o potencial de não apenas resolver um problema imediato (no caso, melhorar a distribuição e aumentar a segurança do sistema elétrico), mas também de abrir as portas para a criação de novos produtos e serviços. Como prioridade nacional, o projeto Smart Grid será foco de um grande esforço e de muitos investimentos, atingindo mais de US$ 8.2 bilhões entre fundos privados e públicos. Já estão em andamento nos EUA mais de 130 projetos alinhados com o plano, e nos próximos três anos serão instalados cerca de 18 milhões de medidores inteligentes em residências de 45 estados.Os consumidores em geral não fazem idéia dos efeitos ambientais da eletricidade que consomem. Não sabem que para alimentar todos os televisores existentes nos EUA (principalmente modelos de plasma, que possuem consumo muito elevado), mesmo em modo stand-by, é necessária a energia equivalente a uma usina inteira à base de carvão. O projeto Smart Grid vai mudar essa situação, dando aos consumidores novas ferramentas e novos poderes.

Jogo online de “Jornada nas Estrelas”


JJ Abrams foi a um lugar onde o homem já havia ido em 2009, com seu "Jornada nas Estrelas", filme da Paramount Pictures que devolveu o destaque à série. Agora, a distribuidora de videogames Atari e a produtora Cryptic Studios esperam aproveitar os US$ 385 milhões em bilheteria que o filme conquistou no ano passado para lançar o primeiro jogo online para múltiplos jogadores (MMO) passado no universo de ficção científica concebido por Gene Rodenberry em 1966. "Star Trek Online" foi lançado recentemente para PCs, permitindo que os fãs da série original de TV bem como os espectadores que apreciaram a refilmagem de Abrams criem um personagem virtual para explorar o espaço, a fronteira final. "Creio que esse jogo represente uma oportunidade de unir os fãs de 'Jornada nas Estrelas', muitos dos quais já são apreciadores sérios dos videogames, a novos fãs que talvez ainda não o sejam", disse Zachary Quinto, que interpretou Spock no filme de Abrams e empresta sua voz a um médico do jogo. O jogo conta com um visual incrível e uma jogabilidade muito boa, no entanto é preciso ter um bom monitor para evitar decepções. Monitores LCD com painel ips são indicados nesse caso, pois possuem ótimo reconhecimento de cores e tempo de resposta incrível (5 ms ou menos), garantindo imagem nítida e confortável para os olhos.

Painel LCD Avançado

O painel Ips é um painel LCD Avançado , destaca-se pelos seu o alinhamento dos seus cristais líquidos na horizontal diferente dos outros tem que o alinhamento reto ou vertical, desta forma o painel IPS a contém as seguintes características: Ângulo de visão : O painel Ips tem o ângulo de visão de 178° que possibilita que veja a imagem de qualquer lado com a mesma definição se estive olhando de frente sem que as cores fiquem desbotadas. Tempo de resposta: O tempo de resposta do painel IPS com imagens escuras é de 7 ms ou menos, fazendo com que além das cenas escuras ficarem bem definidas e consiga mostrar todos os detalhes , o tempo de resposta do ips também faz com que não deixe rastros nas imagens em movimento como vídeos e imagens dinâmicas. Touch Screen : a tela com ips é resistente e estável a toque , ela evita que fique ou com flash quando tocar a tela. Ecologicamente correto: o painel ips tem o consumo de energia de ate em 30% em relação aos outro painéis. Tamanho: dentre essas características o painel IPS tem dois modelos de LCD em dimensões maiores de 42” e 47” que é de 10 % a 5% maior que outros modelos de 40” e 46”.

Mercado de PCs



Apesar do cenário de crise, o mercado de PCs fechou 2009 com cerca de 11 milhões de unidades vendidas. O último trimestre foi o que mais apresentou alta, com 3,1 milhões de computadores vendidos. Já o menos expressivo foi o primeiro, com 2,1 milhões. Os dados fazem parte da pesquisa Brasil Quarterly PC Tracker, divulgada nesta segunda-feira, 01/03, pela IDC. Ainda que as vendas tenham apresentado crescimento durante 2009, o mercado brasileiro de computadores sofreu uma queda de 6,4% em relação a 2008 devido ao baixo investimento do segmento corporativo no setor e as oscilações do câmbio e do PIB, que estão ligados diretamente ao mercado de TI. Para 2010 a previsão é que o mercado de PCs deva crescer aproximadamente 16%, atingindo cerca de 12,8 milhões de unidades comercializadas, com destaque para o aumento nas vendas de computadores portáteis, tanto notebooks, como netbooks.
Monitores de alta definição também devem apresentar crescimento nas vendas devido ao sucesso do conteúdo HD para jogos, filmes, etc. Modelos LCD com painel ips são os mais indicados, pois permitem o mais amplo ângulo de visão do mercado, de até 178°, sem que a imagem fique desbotada ou acinzentada.



Lâmpadas “verdes”


Todos sabem que, até agora, as lâmpadas fluorescentes são mais econômicas e até mais ecológicas do que as anteriores incandescentes. Entretanto, até esse tipo de tecnologia já está sendo passado para trás. Ao contrário das tecnologias existentes hoje, as novas lâmpadas de nanofibras têm algo de diferente: não usam mercúrio na sua composição, o que as torna muito mais “verdes” do que qualquer outra comercializada.
A nova tecnologia em desenvolvimento pelos cientistas dos Laboratórios RTI já tem avanços muito significativos no que se refere ao uso de nanofibras para emitir luz. Essas fibras são tão pequenas que se quebrarmos a palavra para descobrir seu significado, ficaremos avisados de que estes cientistas estão trabalhando com fibras que têm um bilhonésimo de um metro.
São partes muito pequenas que podem ser manipuladas no momento da fabricação, permitindo um gerenciamento inédito da intensidade da luz emitida e, portanto, da quantidade de eletricidade consumida. Dessa maneira, as fábricas podem trabalhar para produzir lâmpadas que consigam conciliar a difícil tarefa de coordenar a intensidade de luz e o consumo de energia.
Atualmente qualquer tipo de produto com baixo consumo de energia se torna um sucesso de vendas (oque não será diferente com essa novidade). O maior exemplo disso são as novas TVs lcd com painel ips, que viraram preferência devido à capacidade de ajustar o brilho da imagem automaticamente, de acordo com a claridade ambiente, diferencial que garante uma economia de 30 % em relação a outros modelos.

Venda de smartphones deve crescer


Segundo a Gartner, 2010 pode ser o ano de recuperação nas vendas de smartphones. A empresa de pesquisas acredita que a retomada da economia e a redução de preços feita pelas fabricantes podem elevar as compras de artigos eletrônicos. As informações foram divulgadas no dia 23/02. A empresa avalia que a venda de smartphones deve subir 46% em relação as 172,4 milhões de unidades vendidas no ano anterior. O crescimento teria como principal alavanca os preços reduzidos, assim como aconteceu com as TVs LCD, principalmente com os modelos mais modernos com painel ips, que possuem o melhor reconhecimento de cores do mercado, entre outros diferenciais.

No ano de 2009 o mercado de celulares teve a primeira queda em 8 anos, com redução de 1% nas vendas. Entretanto, a Gartner acredita que o mercado tenha ascensão de 11% a 13% neste ano. Em dezembro do ano passado a mesma previsão apontava crescimento de apenas 9%. "A economia parece se estabilizar com uma recuperação maior do que previmos em dezembro", comenta a analista da Gartner Carolina Milanesi.